ARTIGOS ]

HOME    >    ESCRITÓRIO    >   ARTIGOS    >   DEMISSÃO CONSENSUAL

DEMISSÃO CONSENSUAL

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

Publicado em 22 de agosto de 2019
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Demissão consensual ou Rescisão por Acordo

 

Mais uma importante mudança que a reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) trouxe para as relações envolvendo empregado e empregador foi a possibilidade da rescisão contratual ser realizada de forma consensual (art. 484-A, CLT). Ou seja, as partes chegam a um consenso sobre a rescisão do contrato de trabalho.

 

A rescisão por acordo demonstra o ânimo de ambas as partes em rescindir o contrato de trabalho e deve ser interpretada à luz do direito fundamental de liberdade de trabalho.

 

Nesta nova modalidade de rescisão contratual são devidos por metade, o aviso-prévio, se indenizado e a indenização sobre o saldo do FGTS, ou seja, 20%. Ademais, não há habilitação no Seguro Desemprego e serão devidas de forma integral as demais verbas rescisórias.

 

Desta forma, o que antes da reforma era considerado fraude passou a ter regramento próprio e assim facilitou a rescisão contratual de comum acordo.

 

Essa modalidade representa, assim, uma possibilidade de resolver relações de trabalho já desgastadas, desonerando a empresa de boa parte do pagamento das rescisórias e trazendo ao empregado a possibilidade de levantar um valor rescisório maior do que o previsto num pedido de demissão.

 

Seg - Sex: 8h às 17h

11. 3090-3925

contato@medeiroszancanella.com.br

Avenida Marquês de São Vicente, 230 | 18° andar, Sala 115 | 01139-000 | Barra Funda, São Paulo - SP